sábado, 1 de maio de 2010

Pertinente...

Pessoal, peguei um comentário que gostei muito... achei legal reponder.

Lindomar disse...

Olá pessoal, interessante esta iniciativa, espero que aos poucos as discussões possam amadurecer e não se perder como tantas outras. Acredito que não seja só a representatividade como o colega falou, acho que é por causa de ideias somente deste tipo (não disse que não é importante), é que vemos governo após governo empregando a política do toma lá, da cá.
Como o próprio nome se propõe, "profissionais", e o que é ser um profissional da área de TI? É ser somente um auto-ditada e "pensar" que está pronto, ou realmente passar por um processo de profissionalização como todo curso de superior?
Está é a questão, não estou dizendo que quem nunca entrou numa universidade não tenha conhecimento, até quem nunca entrou numa universidade pode perfeitamente aprender muita coisa de engenharia, e até mais que muitos engenheiros, mas não poderá nunca assinar como responsável de uma obra. É isto que estou colocando antes de se pensar em buscar algum direito ou melhoria, primeiro qual o conceito de profissional que será abordado?

Lindomar...

Precisamos de uma entidade de classe com alguma representatividade, não imagino algo como OAB, CREA ou CRM... já que representam as profissões ditas "tradicionais" e que jamais perderão a força.

Existem PL`s parados a anos nas gavetas de alguns deputados, simplesmente porque o lobby dos empregadores não permite que isso ande. Precisamos sim da regulamentação, é legal e justo sermos reconhecidos como profissionais qualificados e de alto valor, mas nossa profissão ainda está longe disso.

Precisamos primeiro ser vistos, ouvidos e reconhecidos, aí sim, quando de fato existirmos para as pessoas e empresas, conseguiremos algo de concreto.

Não adianta falar que trataremos aqui apenas de profissionais com mais de XX anos de experiência ou formados por uma das centenas de faculdades de fundo de quintal que temos por aí. Seria cinismo dizer isso, pois temos ótimos profissionais de variadas formações e não podemos excluir quem não tem formação específica em TI de nossos interesses. Como curiosidade, o melhor arquiteto de software que conheço, com todas as 9342 certificações Microsoft, é na verdade contador!

Quando a profissão for regulamentada, aí sim, a entidade será obrigada a restringir... para ser profissional de TI terá de ser formado na área... e não adianta MBA, pós, mestrado ou doutorado na área. Opa... aí lima um monte de gente... será que é isso que queremos? Temos que pensar bem...

Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário